quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Copos Ecologicamente Incorretos




Um dos produtos que mais poluem é o copo descartável de plástico, usado aos milhões todos os dias. Por serem práticos, higiênicos e baratos eles estão em quase todo lugar: no trabalho, em escolas, festas, consultórios, etc. O seu uso gera muito lixo, o que poderia ser em parte evitado.
 
 
Abaixo estão bons motivos para reduzir o seu consumo de copos descartáveis, ou parar de vez de usá-los.
 
- Os copos plásticos descartáveis podem fazer mal à saúde quando aquecidos. Em contato com líquidos quentes como o café, por exemplo, podem liberar uma grande quantidade de estireno. De acordo com a pesquisa da UFMG, o estireno é tóxico e estudos indicam que pode causar até câncer em altas concentrações. Esses produtos são feitos de poliestireno e podem ser identificados pelo número 6 ou pela inscrição “PS” dentro do símbolo de reciclagem.
 
 
- A reciclagem de copos descartáveis é muito pequena em comparação com a quantidade produzida. Jogá-los no coletor vermelho da coleta seletiva não é garantia de que eles serão reciclados. Poucas associações reciclam copos descartáveis, porque fazem muito volume, têm pouco peso e precisam ser limpos. O processo de reciclagem do plástico consome água, energia e mais plástico. Além disso, geralmente dá origem a produtos de qualidade inferior à original.
 
 
- Geram poluição: além de gerarem CO2 (dióxido de carbono) na produção e no seu transporte, continuam poluindo por muito tempo depois de descartados. Um copo descartável de plástico pode demorar mais de 100 anos para se decompor, de acordo com estimativas. O mar está cheio deles, assim como os bueiros e os rios. O plástico é feito a partir do petróleo, um recurso não-renovável cuja extração é muito impactante.
 
 
- O copo descartável de plástico é um dos produtos que mais geram lixo. Seu uso reduz a vida útil de aterros sanitários e lixões. Muitas empresas enchem caçambas com estes copinhos todos os dias. Algumas pessoas utilizam vários deles em um único dia de trabalho. Será que isso é realmente necessário?
 
 
- Economia: eles custam pouco por unidade, mas como são usados aos milhares, fazem diferença no orçamento das empresas. Muitos escritórios, escolas e academias poderiam economizar dezenas ou até centenas de reais por mês se deixassem de comprar o produto.
 
 
- O seu uso reforça a cultura do desperdício e do “jogar fora”.
 
 
O que cada um pode fazer?
 
- Tenha a sua caneca ou copo de vidro no local de trabalho para tomar água, chá ou café. Incentive os funcionários da sua empresa a usá-los também. A quantidade de água utilizada para lavá-los é menor do que para produzir um novo copo de plástico, que dificilmente será reciclado. Faz uma grande diferença. Isso gera economia para a empresa e reduz os danos para o meio ambiente.
 
 
- É desnecessário gastar um copo descartável a cada vez que for beber água. No entanto, é desaconselhável reutilizá-los muitas vezes, porque concentram bactérias e lavá-los não resolve o problema.
 
 
- Leve a sua própria água. Mas atenção com grande parte dos squeezes e garrafas plásticas, que podem liberar bisfenol A, um desregulador de hormônios. Procure produtos livres de bisfenol A (BPA free) disponíveis no mercado.
 
 
- Peça bebidas em copos de vidro em restaurantes e lanchonetes.
 
- Como opção ao plástico, existem os copos descartáveis de papel que podem ser utilizados em festas e empresas. Porém esses precisam de árvores, água e outros insumos para serem fabricados e carregam os demais impactos da sua produção. fonte:bhaz - ref.Environmental Health Perspectives, Depto. de Química da UFMG.
 
 
Nós da SustentArtEco fornecemos os  copos, talheres e pratos biodegradáveis para a sua Festa, esses não agridem o meio ambiente portanto são ecologicamente corretos!
 
Fique à vontade para perguntar, entre em contato conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário