A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade.
As causas da obesidade infantil podem ser:
- Sedentarismo;
- Consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar;
- Distúrbios hormonais (raro);
- Doenças genéticas (raro);
- Padrões comportamentais.
Os riscos da obesidade infantil incluem:
- Obesidade mórbida;
- Doenças respiratórias;
- Doenças ortopédicas;
- Colesterol e triglicerídeos elevados;
- Hipertensão arterial e
- Diabetes tipo 2.
O tratamento para obesidade infantil pode ser feito através da prática orientada de atividade física e uma dieta hipocalórica orientada pelo nutricionista. É importante que a criança aprenda a comer os alimentos que são importantes para a saúde como os legumes, verduras e frutas e dê sempre preferência a estes. O médico poderá indicar ou não a toma de medicamentos para emagrecer.
A prevenção da obesidade infantil pode começar através da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida, e introdução de bons hábitos alimentares, além disso é importante o estímulo ao exercícios e brincadeiras que gastam muita energia e o consumo de alimentos com baixo teor de gordura.
A obesidade infantil é uma problema mundial que cresce a cada ano e que pode em parte ser explicado devido ao estilo de alimentação adotado pela família e pelo sedentarismo crescente.
fonte:tuasaúde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário