sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Como fazer seu filho comer vegetais!

criancalegumes

 Não tem jeito! Praticamente 98% das crianças fazem o maior drama para comer vegetais!
É sempre a mesma história, elas fazem escândalo ao verem as cores diferentes nos pratos, o que é completamente diferente da reação das mesmas ao verem brinquedos com 30 cores diferentes.



 
Mas ocasionalmente isso acontece até mesmo o prato convencional: branco, marrom, amarelo e até laranja. O que sabemos é que, quando a criança não quer comer, quem pena são os pais.



 
Mas, convenhamos, as mães também fazem drama maior ao contar o quão mal os filhos comem. Isso não é justificativa para parar de tentar introduzir uma alimentação colorida, divertida e – principalmente – saudável. Outra coisa é dar mal exemplo. Os pais não devem exigir que seus filhos comam verduras e legumes e no fim das contas fazem outro tipo de alimentação!


 
 
Há muitas técnicas ninjas aplicadas hoje em dia, melhores que as de antigamente (como dar óleo de fígado de bacalhau para supostamente abrir o apetite das crianças, ou um outro componente que deixava as criancinhas meio “grogues” após tomá-lo).
 
 
O que acontece é que as mães ou até as cozinheiras precisam deixar a preguiça de lado para preparar vegetais, legumes, saladas e tudo mais que faz muito bem à saúde.
 
 
 
 
Até mesmo porque alimentação deve ser cuidada desde cedo para se evitar maiores problemas no futuro.


 
 

E não se esqueçam: alimentação é simplesmente questão de hábito. 

 
 
Ou seja, a criança não vai adquirir a habilidade de comer de um dia para o outro uma super sopa de vegetais ou te pedir brócolis aos prantos no supermercado. Então, paciência. Depende, e muito, de você.
 
 
 
 
  • Aproveite a água em que cozinhou os legumes e vegetais! Não sabe como? Faça sopas deliciosas, caldos, cozinhe o arroz, faça ensopados… Você também tem a opção de cozer a vapor, isso fará com que os alimentos fiquem ainda mais ricos em termos nutricionais.




  • Varie sempre o cardápio. Até mesmo para que a criança tenha mais opções e passe a ter preferência por alguns tipos de vegetais. Isso é saudável e é até mesmo uma forma de entrar no jogo das crianças, fazendo com que elas tenham preferência por alguns tipos de vegetal. Lembre-se de variar também no modo de preparo, já que elas podem gostar mais da cenoura com vagem do que a vagem sozinha.
 
 
 Como fazer seu filho comer vegetais

  • Não force, não brigue, não xingue e não apele caso a situação esteja difícil de ser contornada. O mais importante é ter paciência. Com o tempo, ela aceitará com menos resistência os alimentos. Nem que para que isso aconteça, seja preciso que você camufle os vegetais nas comidinhas rotineiras. Se você brigar demais a criança acaba não comendo de birra, o que pode dificultar as coisas ainda mais.


 
  • Cozinhe com seus filhos! Mostre a eles como a comida fica mais bonita, apresentável e como os vegetais e legumes mudam de aparência quando estão sendo preparados! Deixe que eles ajudem, assim eles despertarão interesse por algo que eles próprios fizeram e se sentirão orgulhosos do grande feito!


legumescriança Como fazer seu filho comer vegetais


  • Crie uma regra: “regra da uma mordida”. O que é isso? É a regra base de que antes de recusar algo que nunca comeu, a criança deve – no mínimo – dar uma mordida para ter certeza de que está tomando a decisão certa.



  • Leve seus filhos ao supermercado e peça para te ajudarem a escolher os vegetais que vão preparar para a noite ou para o dia! Eles irão se divertir e se habituar com menos resistência, e verão que comidas mais saudáveis realmente são bonitas de se ver.



  • Sirva como “entrada” no jantar algo como aperitivos de vegetais, uma saladinha com molhos gostosos… Eles vão ter que comer se estiverem com fome (logo, não os deixe beliscando bobeiras antes da refeição!)
 
 
 
Saladas divertidas!
 
 
 


Parece, mas esta tarefa não é impossível! Basta ter paciência que tudo dará certo.




fonte: comofas.com


Gostou? Então deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário