CÔCO ou COCO?
O certo é COCO.
REGRA: Só acentuamos as palavras paroxítonas ( = sílaba tônica na penúltima sílaba) terminadas em:
I (S): táxi, júri, cáqui, lápis, tênis…
EI (S): jóquei, vôlei, ágeis, fósseis, usaríeis…
US: vírus, ânus, bônus, Vênus…
à (S): ímã, órfã, órfãs…
ÃO (S): órfão, sótão, órgãos, bênçãos…
R: caráter, repórter, éter, mártir…
X: tórax, clímax, ônix, látex…
N: hífen, pólen, próton, nêutron…
L: túnel, têxtil, ágil, difícil…
UM (UNS): álbum, álbuns…
ONS: prótons, elétrons, íons…
PS: bíceps, tríceps, fórceps…
OBSERVAÇÃO 1: Não se acentuam as paroxítonas terminadas em:
A (S): fora, seca, sala, balas…
E (S): este, esses, ele, eles…
O (s): COCO, bolos, palito…
EM (ENS): item, itens, ordem, nuvens, hifens, polens, abdomens…
OBSERVAÇÃO 2: Não se acentuam os prefixos terminados em “i” ou “r”: hiper, inter, super, semi, mini, maxi…
OBSERVAÇÃO 3: Podemos usar XÉROX ou XEROX.
Agora vamos lá!
Propriedades do Coco
O coco é um alimento rico em fibras, potássio, é calmante, combate a febre, vermes, inflamações intestinais, ajuda no bom funcionamento do coração pois normaliza a pressão arterial e atua nas funções musculares.
A água de coco contém sais minerais como sódio, potássio, cloro e glicose. Ela recupera o organismo quando está desidratado.
O Brasil produz, por ano, dois bilhões de cocos. O consumo deste fruto largamente encontrado principalmente no nordeste brasileiro, no entanto, limita-se à água e à polpa. A parte dura e fibrosa, que representa 80% do peso total do fruto, acaba sendo descartada. Isso quer dizer que, para cada coco consumido no país, um quilo e meio de lixo é gerado.
A casca de coco pode levar até dez anos para se decompor, mas desponta agora como uma fonte de matéria-prima interessante para a indústria da reciclagem.
Estofamento de veículos, colchões, palmilhas, material de jardinagem, substrato para a agricultura: são muitas as possibilidade de aproveitamento
Os inúmeros benefícios do coco já foram comprovados por diversos estudos, e atualmente esta entre um dos alimentos mais pesquisados.
O coco pode ser encontrado em diversas formas: pó, fibra da casca, óleo de coco extra-virgem, óleo de coco refinado (ideal para cozimento), farinha de coco, água de coco, coco in natura, coco desidratado, pode ser incluído, na alimentação ou no cardápio do dia a dia com facilidade.
Como dessa essa fruta, tudo se aproveita, alguns países já saíram na frente lançando variações do coco e aproveitando ao máximo todos os seus benefícios.
Fibra
Pode ser usada na confecção de diversos produtos de utilidade para a agricultura, indústria e construção civil, em substituição a outras fibras naturais e sintéticas.
A fibra, tecida em forma de manta é um excelente material para ser usado em superfícies sujeitas à erosão provocada pela ação de chuvas ou ventos, como em taludes nas margens de rodovias e ferrovias, em áreas de reflorestamento, em parques urbanos e em qualquer área de declive acentuado ou de ressecamento rápido.
Compósitos reforçados com fibras naturais podem ser uma alternativa viável em relação aqueles que usam fibras sintéticas como as fibras de vidro. As fibras naturais podem conferir propriedades interessantes em materiais poliméricos, como boa rigidez dielétrica, melhor resistência ao impacto e características de isolamento térmico e acústico.
Pó do Coco
O pó de coco é um meio de cultivo 100% natural utilizado para germinação de sementes, propagação de plantas em viveiros e no cultivo de flores e hortaliças. Como o preço da turfa está cada vez mais elevado e as extratoras de turfas foram fechadas, o pó da casca de coco verde surge como uma alternativa que evita a aplicação de substratos que produzem impactos ambientais negativos (turfas, areia, entre outros).
Assim como a fibra o pó da casca de coco verde também pode ser utilizado na confecção de artesanato, compondo uma massa moldável que pode originar uma grande gama de produtos.
As características de absorção de líquidos do pó também possibilita seu uso em derramamentos de óleo e como cama para animais de estimação e laboratório.
Por fim, comprimido o pó se transforma em um bricket que substitui a madeira em fornos de pizzarias, padarias, siderúrgicas e outros.
Leite de Coco:
O leite de coco é aquele que nós conhecemos em garrafinhas de vidro. Porém existe a versão um pouco mais diluída, uma excelente opção para a substituição do leite de vaca ou soja.
Ele é apresentado em embalagens de 1L tetra-pack ou embalagens de 200ml tetra-pack - com sabores de baunilha ou chocolate.
Essas variações já são enriquecidas com cálcio, e alguns outros nutrientes, dependendo da marca.
Ele tem um sabor levemente adocicado e leve sabor de coco. Possui um teor de 17% de gordura, sendo essa principalmente o ácido láurico, que possui notável ação anti-microbiana e anti-fúngica.
Por ter um teor interessante da gordura (óleo) do coco, ele mantém algumas das funções encontradas no óleo, mas em menor intensidade. O que faz com que o consumo constante do leite, ofereça esses benefícios. Além disso, ajuda a manter o sistema imunológico e os níveis de gordura no sangue equilibrados.
A Ayurveda considera o leite do coco um medicamento poderoso para manter o corpo equilibrado.
Como substituto do leite de vaca ele é bem interessante, pois possui uma boa quantidade de vitaminas e minerais, e também de cálcio e potássio.
Receita de Leite de coco natural:
1 xícara de coco seco ralado ou em pedaços
8 xícaras de água quente.
Bater no liquidificador 1 xícara de coco e 2 xícaras de água quente. Por 30 segundos a 1 minuto. Em seguida, passe na peneira bem fina. Depois repita o processo, com o coco peneirado, mais 2 vezes, com o restante da água.
Açúcar de Coco
É feito a partir da seiva dos botões das flores do coco. Seu maior produtos é a Filipinas, mas agora já esta sendo produzido por outros países.
Ele é sutilmente doce, quase como açúcar mascavo, mas com um ligeiro toque de caramelo. O índice glicêmico desse alimento é 35 e é classificado como um alimento de baixo índice glicêmico, e mais saudável do que o açúcar tradicional ou branco. Pode ser usado como substituto do açúcar.
Ele possui uma quantidade interessante de minerais, em especial de magnésio, potássio, zinco e ferro. Além disso possui vitamina B1, B2, B3 e B6.
Possui 36 vezes mais ferro, quatro vezes mais magnésio e 10 vezes mais zinco do que o açúcar mascavo. Além disso, também tem uma boa proporção do aminoácido glutamina.
Possui 36 vezes mais ferro, quatro vezes mais magnésio e 10 vezes mais zinco do que o açúcar mascavo. Além disso, também tem uma boa proporção do aminoácido glutamina.
Ele ganhou popularidade internacional por ser um alimento saudável e que pode ser consumido por diabéticos em substituição ao açúcar e aos adoçantes artificiais. Ele era apenas vendido em lojas asiáticas especializadas, mas agora grandes empresas estão vendendo o produto nos mercados alimentares naturais e on-line, fazendo com que o produto seja mais acessível. Ainda não é encontrado no Brasil.
Manteiga de Coco
A manteiga do coco é feita com a polpa do coco, que é desidratada (sem ser adoçada) e em seguida processado.
Ela fica com uma consistência cremosa, e quando embalada, na forma de manteiga fica endurecida devido ao seu alto teor de óleo de coco.
Portanto ela vai ter não só os benefícios do óleo do coco, mas também uma boa porção de fibras, vitaminas e minerais.
Pode ser consumida em substituição a manteiga, ou para se adicionar na comida, saladas ou sucos.
Farinha de Coco
A polpa de coco é secada e tirada a gordura, moída e finamente transformada em um pó muito similar na consistência à farinha de trigo. Contem uma fibra mais dietética do que o trigo, que é 58%, visto que o trigo contém 27% somente.
Farinha de coco é diferente das alternativas de trigo. Porque tem índice baixo em carboidratos de fácil digestão e não contém glúten. Tem menos carboidratos que a soja e é rica em fibras tem uma boa fonte de proteína, é quatro vezes maior em fibras que o farelo de aveia, duas vezes maior que o farelo de trigo, e três vezes maior do que a fibra da semente de linhaça moída.
Ao contrário de outras fibras, a farinha de coco pode ser usada para fazer produtos de padaria e deliciosos pratos principais que ficam muito mais saborosos do que as alternativas com trigo. Farinha de coco também contém mais proteína do que a farinha de centeio ou milho.
Óleo de Coco
O óleo de coco é um antioxidante eficaz extraído do fruto maduro, fresco ou seco. Ele contém vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e ácido láurico (mesma substância encontrada no leite materno) entre outros componentes que promovem mais qualidade de vida.
A ingestão deste óleo ajuda a melhorar o sistema imunológico, garantindo assim o bom funcionamento do organismo. É um termogênico natural, pois auxilia na redução de gordura localizada e acelera o metabolismo, logo, contribui para um emagrecimento saudável. O óleo de coco também regulariza o trabalho do intestino, tanto em caso de prisão de ventre, como em diarréia.
São vários os benefícios:, diminui o colesterol, combate os radicais livres (causadores do envelhecimento), controla a fome, equilibra os hormônios e diminui o cansaço, pois tomado diariamente dá energia e disposição.
É versátil, pode ser substituído por outros óleos de cozinha no preparo das refeições, adicionado em vitaminas, sucos ou ingerido naturalmente. Portanto é indicado acrescentá-lo na alimentação para ter um cardápio mais leve e saboroso.
nutricionista”
E o melhor fica para o final: Um delicioso e saudável suco desintoxicante com água de coco!
Ingredientes
-1 talo de salsão
-1 talo de agrião
-1 colher de sopa de salsinha
-1 copo de água de coco
Bata no liquidificador, coe e aproveite!
UM BLOG IMPERDIVEL!
ResponderExcluir