Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 960 mil casamentos são realizados por ano no Brasil. A expectativa é que o setor movimente R$ 14 bilhões em 2012. Portanto, se os noivos optarem por alternativas sustentáveis em seus casamentos, a diminuição do impacto na natureza já será razoavelmente significativa.
Arranjos dispostos em garrafinhas ficam charmosos e ainda reduzem o número de flores da decoração.
Atualmente, casais podem contar com variadas opções para tornar a festa de casamento mais sustentável, visto que existem alternativas ecológicas para lembrancinhas, decoração, convites, forminhas de papel, bufês especializados em comida orgânica, entre outros. Caso desejem fazer um casamento verde, os noivos podem entrar diretamente em contato com fornecedores que oferecem serviços do tipo, ou devem orientar os assessores de casamento logo no início do planejamento da festa.
“Os próprios noivos costumam direcionar seus assessores e esses, por sua vez, fazem a captação de profissionais que atendem na área de sustentabilidade, para desenvolver um projeto bacana para o casamento”, diz o assessor Will Araújo. O proprietário da assessoria Santo Casamenteiro ainda conta quais são as novidades verdes que ele mais gosta de incluir nas festas que organiza.
“Uma opção bacana é enviar convites feitos de papel reciclável ou de papel-semente. Particularmente, adoro essa opção do convidado poder plantar o convite que recebeu e cultivar a plantinha. Casar de dia é outra opção sustentável, pois é utilizada, principalmente, a iluminação natural. Para a mesa, acho muito bacana o conceito de garrafinhas e potinhos com arranjos menores de flores. São aquelas garrafas e potes de conservas que sempre guardamos em casa. Além de sustentável, criam uma decoração supermoderna, despojada e ecologicamente correta”, diz.
Vera Simão também diz quais são as preferências dela quando se trata de um casamento sustentável.
“Já existem bufês que produzem casamentos verdes e utilizam bandejas feitas de madeira proveniente de paletes reciclados, reaproveitados dos mercados municipais. Essas madeiras ainda podem virar instrumentos para a decoração do casamento, causando um impacto menor ao ambiente. Há decoradores que reutilizam as flores, enviando-as para entidades no dia seguinte da festa. As flores são reaproveitadas para decorar uma série de situações”, conta a presidente da Abrafesta.
Fonte: UOL Mulher
O que acha dessas opções para deixar o seu casamento mais verde ????
A Sustentarteco poderá transformar esse momento especial para os noivos e familiares com muito glamour e sustentabilidade !!!! Entre em contato !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário